terça-feira, 21 de janeiro de 2014

O Sr. Benz e o Sr. Tenz
(uma historieta sobre a «economia real»)

A menorização, por parte do Ministro da Economia, da investigação que «não chega à economia real» lembra-me a história do Sr. Benz e do seu menos famoso vizinho, o Sr. Tenz.


Estamos no último quartel do século XIX.
O Sr. Tenz era construtor de carroças. E não um qualquer: ambicionava ser o melhor construtor de carroças da Alemanha; se possível, do mundo.
Já o Sr. Benz andava há anos, sem sucesso, a tentar desenvolver um motor de combustão interna, com o qual pudesse fabricar uma «carroça automotriz», que dispensasse o uso de cavalos.

O filho do Sr. Tenz via o Sr. Benz trabalhar afincadamente no seu motor de combustão interna (que ainda não funcionava) e interessou-se pelo projecto. Um dia, disse ao pai que queria ir trabalhar com o vizinho.

— Ó filho, deixa-te de devaneios! Isso de motores de combustão interna não é coisa que chegue à economia real!
Realwirtschaft» no original em alemão...]

E o Sr. Tenz deveria ter razão, pois há quase um século que inventores por todo o mundo tentavam desenvolver tal coisa, sempre sem obterem algo que «chegasse à economia real». (Para já não falar dos muitos séculos em que gerações de cientistas andaram «confortavelmente» a investigar os princípios teóricos da dinâmica, da mecânica de fluidos e da química...)

Em 1879, o Sr. Benz — sem a ajuda do filho do Sr. Tenz — patenteou o seu primeiro motor funcional. (Por essa altura, outros inventores patentearam independentemente soluções alternativas.) Em 1886, o Sr. Benz produziu o seu primeiro Motorwagen.

O Sr. Tenz advertia o filho:
— Não te iludas, rapaz! Aquilo consome um almude de gasolina (caríssima!) e anda tão devagar como um homem a pé, enquanto um cavalo come feno e ervas da beira da estrada e galopa a mais de 80 km/h. O Motorwagen é um delírio — nunca chegará à economia real...

De facto, entre 1886 e 1893, o Sr. Benz apenas construiu uns 25 Motorwagen, mesmo após as melhorias que lhe permitiam atingir a velocidade máxima de... 16 km/h.

Nesse mesmo período, o Sr. Tenz construiu centenas de carroças, assim demonstrando a superioridade da «economia real» sobre a investigação «confortável». O filho do Sr. Tenz continuou o negócio do entretanto falecido pai, tornando-se no virar do século, para orgulho do falecido (se a isso tivesse assistido), o melhor construtor de carroças da Alemanha.

Do neto do Sr. Tenz e da sua fábrica de carroças não reza a História.

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