quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Contas certas

Leio no Notícias ao Minuto que Poiares Maduro, o ministro “meio-Relvas”, disse:

A RTP tem 1.800 trabalhadores e as estações privadas têm 400. Nada justifica uma diferença tão grande. Temos de reduzir os recursos humanos para investir na grelha.

Talvez a RTP tenha mesmo pessoal a mais (provavelmente, tem) — mas pergunto que percentagem dos programas de cada canal é feita com meios próprios e que percentagem é feita por produtoras externas contratadas. E qual o custo total depois de contabilizadas cada uma das componentes (produção interna e contratação externa).

Porque a comparação tem de ser feita desta maneira — vendo o custo total da operação, não a dimensão do quadro de pessoal.

Até pode ser que nessa comparação a RTP saia ainda pior (não faço a mínima ideia), mas é essa comparação que tem de ser feita. Tudo o resto é demagogia. Ou ideologia (o que vai dar no mesmo, dada a estatura moral destes políticos).

1 comentário:

  1. Isso mesmo.

    Gestores estúpidos que sabem que falam para gente incauta falam assim. Gente séria faz as contas como elas devem ser feitas e não fala de pessoas como se não passassem de fazedores de prejuízos.

    Estou consigo: também não conheço a realidade para opinar mas uma coisa eu sei. Não se podem tirar conclusões de afirmações como as que o cervejeiro proferiu.

    ResponderEliminar