segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Tempo vs. Clima: guia abreviadinho para o “Zé”

A América do Norte tem, este Inverno, registados recordes de frio, com temperaturas perto de –30ºC e as Cataratas de Niágara a congelarem parcialmente. Tudo isto, claro, tem feito as delícias dos conservadores, paladinos do consumo desregrado de combustíveis fósseis e inimigos figadais das teorias, predominantes na comunidade científica, sobre as alterações climáticas, que apontam, a médio-longo prazo, para um aquecimento global.

Assim, têm sido publicados por toda a imprensa (e divulgados pelas redes sociais) cartoons do estilo do que aqui reproduzo:


No cartaz:
«Palestra desta noite: “Os Perigos do Aquecimento Global”
ADIADA»


Estas reacções a um acontecimento episódico (o tempo que faz durante uma ou duas semanas), quando não são mero aproveitamento político-económico falacioso, são demonstração de profunda ignorância e arrogância (dois males que não raro ocorrem concomitantemente).

É o “Zé” a achar que as tendências do clima — que é um fenómeno de médio, longo ou muito longo prazo — podem ser compreendidas, em primeiro lugar, pelo vulgo (ele, o “Zé”), em segundo lugar, olhando simplesmente pela janela e vendo qual o tempo — fenómeno de curto ou muito curto prazo — que faz neste preciso momento.

É como ver a morte de um soldado e extrapolar daí quem vai vencer a guerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário